ISSN: 23170336

VOLUME: 4 JULHO/DEZ 2015 Art. Completo

TÍTULO: APLICAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE CALCÁRIO NA CULTURA DO MILHO

AUTORES: FONSECA, P. R. B. 1; BOHM, A. K. 2; SANTOS, G. K. 2; SILVA, J. A. N. 3

RESUMO: A cultura do milho tem grande importância na agricultura brasileira, representando na unidade produtiva desde um cultivo de subsistência até um perfil de produção direcionada exclusivamente para o mercado. A calagem eleva a modificações químicas no solo que podem influenciar o crescimento radicular e a produção de culturas anuais. O objetivo dessa pesquisa é avaliar a aplicação de calcário líquido e calcário convencional com diferentes dosagens na cultura do milho. O delineamento experimental será inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial, com dois manejos (calcário liquido e calcário convencional) x cinco doses (1, 1,5, 2, 2,5, 3 t ha-1) com quatro repetições, além das testemunhas, padrão e outra apenas com fertilizante, totalizando 48 parcelas. Aos 35 dias após a emergência as plantas serão colhidas no estádio vegetativo, e o solo de ambos os manejos serão analisado. As variáveis avaliadas serão: altura da planta (cm), diâmetro do caule (mm), largura da folha (cm) massa seca da parte aérea (MSPA), comprimento da raiz (cm), massa seca de raiz (g) e análise química e física do solo. Para as condições deste estudo na cultura no milho 2000 kg ha-1 do calcário granulado se obteve as maiores médias das variáveis estudadas. A aplicação de calcário granulado e do calcário líquido quando avaliados a analise de solo, não observam diferença nos elementos avaliados no latossolo vermelho ditroférrico (LDVS). Na escolha do corretivo a ser aplicado deve-se considerar PN, quantidade de Ca+2 e Mg+2 e o tipo de formulação a fim de analisar a viabilidade econômica para fins agrícolas.

PALAVRAS-CHAVE: Zea mays. L., calagem, efeito residual, calcário liquido.

ABSTRACT: Maize has great importance in Brazilian agriculture, representing the productive unit from one subsistence farming to a profile production directed exclusively to market. Liming and leads to chemical changes in the soil that can influence root growth and crop yield. The goal of this research is to evaluate the application of liquid lime and limestone with different conventional dosages in maize. The experimental design is completely randomized (CRD) in factorial arrangement with two managements (conventional liquid limestone and limestone) x five doses (1, 1.5, 2, 2.5, 3 t ha-1) x four replications, in addition witnesses, and other standard only with fertilizer, totaling 48 plastic bags. At 35 days after emergence the plants will be harvested in the vegetative stage, and the soil of both managements are analyzed. The variables are evaluated: plant height (cm), stem diameter (mm), leaf width (cm) of dry matter (MSPA), root length (cm), root dry weight (g) and analysis chemical and physical soil. For the conditions of this study culture in maize 2000 kg ha-1 of ground limestone was obtained higher averages of the variables. The application of ground limestone and limestone liquid when evaluated to analyze soil, do not observe differences in the elements evaluated in ditroférrico haplustox (LDVS). In choose to apply the concealer should consider PN, amount of Ca+2 and Mg+2 and the type of formulation in order to analyze the economic viability for agricultural purposes.

KEYWORDS: Zea mays. L. Liming, residual effect, liquid limestone.