ISSN: 23170336

VOLUME:2 NÚMERO:2 JULHO/DEZEMBRO 2013 Art. Completo

TÍTULO:
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE TANQUES UTILIZADOS NA DESSEDENTAÇÃO DE BOVINOS ANALYSIS PHYSICOCHEMICAL AND MICROBIOLOGICAL WATER TANKS USED IN WATERING CATTLE

AUTORES: COSTA, L. N.1 ; MONTEIRO, P. L. A.2; GOMES, A, A3

RESUMO: A água destinada tanto ao consumo humano quanto animal deve ser isenta de contaminantes químicos e biológicos e entre estes contaminantes pode-se citar bactérias, vírus, protozoários e helmintos. Caso a água utilizada no manejo sanitário animal não seja mantida dentro de bons parâmetros, poderá haver veiculação de microrganismos patogênicos e estes poderão interferir negativamente na produtividade, como produção deficiente ou óbitos no rebanho e estes pontos afetam diretamente a economia tanto do produtor rural quanto de forma geral a economia nacional. Considerando que possa haver grande contaminação das águas destinadas a dessedentação de bovinos, o objetivo deste trabalho foi verificar e quantificar a presença de Coliformes totais e fecais assim como sua relação aos valores de oxigênio dissolvido e verificar se há relação quanto a forma como os tanques são abastecidos. A pesquisa foi realizada no centro Universitário da Grande Dourados e as amostras foram coletadas de tanques na região rural de Amambai-Ms. Para as análises físico-químicas foi utilizado o multiparâmetro e para a detecção e para a detecção de Coliformes totais e fecais, as amostras foram inoculadas em placas de Petrifilm e incubadas por 24 horas. Após esse período verificou-se se houve ou não crescimento bacteriano através da contagem das colônias. Foram coletadas amostras de três tanques em quatro intervalos de tempo diferentes. Observou-se em todas as análises de todos os tanques que os níveis de contaminação foram muito pequenos tornando-se valores não representativos, deixando claro que a água destinada ao consumo animal servida em tanques estão dentro dos parâmetros estabelecidos pelo CONAMA mas que os níveis de oxigênio estão abaixo dos valores desejáveis, pois, seu valores encontraram-se entre 0,45mg/l e 2,55mg/l e que isto pode ser advindo da alta quantidade de biomassa de bactérias decompositoras que são bactérias fixadoras de oxigênio.

PALAVRAS-CHAVE: Dessedentação, tanques, Coliformes totais e fecais, oxigênio dissolvido.

ABSTRACT: Water for both human and animal consumption should be free of chemical and biological contaminants, and between these contaminants may be mentioned bacteria, viruses, protozoa and helminths. If the water used in the sanitary animal is not kept within good parameters, there may be transmission of pathogenic microorganisms and these may adversely affect productivity, such as deficient production or deaths in the herd and these points directly affect the economy of both the farmer and the Overall the national economy. Whereas there may be major contamination of water intended for watering cattle, the aim of this study was to verify and quantify the presence of total and fecal coliforms as well as its relation to dissolved oxygen values and see if there is a relationship and how the tanks are supplied. The research was performed in the University of the Great Gold and samples were collected from tanks in rural Amambai-Ms. For the physico-chemical and multiparameter was used for detection and for the detection of total coliforms and fecal samples were inoculated on Petrifilm plates and incubated for 24 hours. After this period we determined whether or not there was bacterial growth by counting the colonies. Samples were collected from three tanks in four different time intervals. It was observed in all analyzes of all tanks that contamination levels were very small making it unrepresentative values, making it clear that water intended for animal consumption are served in tanks within the parameters established by CONAMA but levels oxygen are lower than desirable, therefore, its values were between 0.45 mg / l and 2.55 mg / l and this can be originated from the high amount of biomass decomposing bacteria that are oxygen-fixing bacteria.

KEYWORDS: Watering, tanks, total and fecal Coliforms, dissolved oxygen.