ISSN: 23170336

VOLUME: 5 Art. Completo

TÍTULO: AVALIAÇÃO DE DIFERENTES FUNGICIDAS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.)

AUTORES: MARESCIALLO, B. G..1; EFFGEN, C. F.

RESUMO: O ensaio de campo foi conduzido na área experimental do Curso de Ciências Exatas e da Terra e o ensaio de laboratório foi realizado no laboratório de sementes, do Centro Universitário da Grande Dourados ? UNIGRAN, utilizando sementes de feijão tipo carioca da cultivar carioquinha compostos pelos seguintes tratamentos de fungicidas, vitavax ? thiram; protreat; certeza; maxim xl; e testemunha padrão. Verificando que o tratamento com fludioxonil + metalaxyl apresentou índice de melhor resultado para a velocidade de emergência e para o índice de velocidade de emergência, para o índice de velocidade de germinação o fludioxonil + metalaxhyl apresentou resultados superiores, sendo estatisticamente similar ao tratamento carboxina + tiram. Dados de laboratório, para o parâmetro de plântula normais, tratamento de carbendazim + thiram teve um melhor rendimento ja para o parâmetro de plântulas anormais infectadas o tratamentos foi com carbendazim + thiram. No parâmetro de plântulas anormais estruturais observamos que o tratamento com carbendazim + thiram, apresentou valores superiores ao demais tratamentos mais não se diferindo estatisticamente do tratamento tiofanato-metílico + fluazinam no entanto o tratamento com carboxina + thiram apresentou um maior números de sementes que não germinadas, mais não se diferindo dos demais tratamentos.

PALAVRAS-CHAVE: fungicidas, feijão comum, tratamento de sementes.

ABSTRACT: The field trial was conducted in the experimental area of Exact Sciences and Earth and the laboratory test was conducted in the laboratory of seeds, the Centro Universitário da Grande Dourados, using seeds of beans like Saravanan cultivate carioquinha constituted by the following fungicide treatments, vitavax-thiram; protreat; sure; Maxim xl; and witness pattern. Noting that the treatment with fludioxonil + metalaxyl showed better index result for speed and for the emergency speed index, for the germination speed index the fludioxonil + metalaxhyl showed superior results being statistically similar to carboxina treatment + draw. Laboratory data for the normal seedling treatment of carbendazim + thiram had a best performance ever for the abnormal seedlings infected the treatments was with carbendazim + thiram. In the abnormal seedlings observed that structural treatment with carbendazim + thiram, presented higher values to other treatments are not statistically different from treatment thiophanate-methyl fluazinam + however the treatment with carboxina + thiram presented a greater numbers of seeds that germinated, not more not differing from other treatments.

KEYWORDS: common bean, fungicides, seed treatment.