ISSN: 23170336

VOLUME: 3 EDIÇÃO ESPECIAL JUNHO/DEZEMBRO 2014 Art. Completo

TÍTULO: A diferenciação de produto na bovinocultura de corte: foco na estratégia mercadológica

AUTORES: FOREST, M. 1*; FOREST, R. 1; SIQUEIRA, B. L. 1; REIS, J. G. M.1,2.1

RESUMO: O consumidor está cada vez mais informado e exigente, e para alcançar essas novas ânsias do mercados, a bovinocultura de corte tem buscado aprimorar-se em estratégias mercadológicas para produzir produtos com diferenciação visando atrair estes consumidores. A bovinocultura de corte é uma das principais atividades produtivas do agronegócio brasileiro, com isso, a estratégia mercadológica tornou-se uma necessidade básica, crescente e indispensável para qualquer elo da cadeia produtiva de carne bovina, independente do seu tamanho, constituindo uma matéria-prima imprescindível para à obtenção de competitividade. A diferenciação do produto envolve conferir-lhe algo único e valorizado, relativamente aos concorrentes ou às demais ofertas da própria empresa. O presente artigo tem como objetivo, caracterizar as principais transformações que tem ocorrido nos últimos anos na bovinocultura de corte com referência às mudanças na demanda por carne bovina, que estão influenciando na diferenciação do produto para geração de competitividade dessa cadeia. A pesquisa caracteriza-se por um estudo descritivo de caráter qualitativo, por meio da pesquisa bibliográfica, complementado através de dados secundários. Através de uma discussão sobre as transformações na bovinocultura de corte no mundo e no Brasil, das mudanças na demanda e na diferenciação da carne bovina, obteve-se como resultado, que mudanças de comportamento da demanda da bovinocultura de corte esta fazendo com que o setor busque estratégias voltadas para diferenciação do produto, para atender o elo chave que movimenta toda a cadeia produtiva, que é o consumidor final.

PALAVRAS-CHAVE: Bovinocultura de corte, Diferenciação do produto, Estratégia mercadológica.

ABSTRACT: The consumer of today is increasingly informed and demanding to meet these new demands of markets, beef cattle have sought to improve on marketing strategies to produce products with differentiation to attract these consumers. The beef cattle is one of the main productive activities of Brazilian agribusiness, with it, the marketing strategy has become a basic need, and increasingly indispensable for any link in the chain of production of beef, regardless of its size, constituting a raw essential for the achievement of competitiveness. Product differentiation involves giving you something unique and valued in relation to competitors or to other offerings from the company itself. This article aims to characterize the major changes that have occurred in recent years in beef cattle with reference to changes in the demand for beef, which are influencing the differentiation of the product to generate competitiveness of the chain. The research is characterized by a qualitative descriptive study, through literature, complemented by secondary data. Through a discussion of the changes in beef cattle in the world and in Brazil, changes in demand and differentiation of beef, was obtained as a result of changes that demand behavior of beef cattle causing this sector search strategies for product differentiation to meet the key link that moves the entire production chain, which is the final consumer.

KEYWORDS: Beef cattle, Product differentiation, Marketing strategy.