ISSN: 23170336

VOLUME: 6 Art. Completo

TÍTULO: USINAS DE COMPOSTAGEM DE LIXO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

AUTORES: SANTOS, J. F.1sup> SANTOS, J. F.1, BARROS, S.U.B.22.

RESUMO: Desde a Revolução Industrial uma grande variedade de tecnologias têm sido produzidas, e consequentemente, grande quantidade de resíduos e dejetos, os quais perpetuam até hoje, através da criação de grandes depósitos a céu aberto, o que traz sérios problemas ambientais e sanitários. O objetivo desse artigo é relatar o desenvolvimento e crescimento das indústrias de reciclagem de recursos de origem orgânica, oriundos de coleta seletiva no Brasil durante o período dos anos 1990 até os dias de hoje. Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico através de portais especializados como os periódicos CAPES e acervos digitais de Universidades Brasileiras. Os resultados indicam que, a compostagem, quando comparada com adubações químicas, e se tratando de custos de produção, reduz em até três ou quatro vezes os custos, sendo, portanto, muito rentável, além de ser uma prática sustentável. O processo de transição da agricultura convencional para a agricultura orgânica inicialmente exige uma intencionalidade por parte do produtor, pois está pautado na observação e no rigor dos métodos aliados às práticas conhecidas e utilizadas no meio onde está inserido. Sendo assim, conclui-se que a formação de parcerias entre agricultor e empresário de adubos orgânicos é a peça chave para o desenvolvimento e crescimento do mercado, permitindo assim que ambos ganhem com o investimento, além de que, a inserção do assunto na educação ambiental é essencial, e a mudança de pensamento da sociedade é necessária para que haja efetividade nas ações sustentáveis e de preservação.
.

PALAVRAS-CHAVE: resíduos sólidos urbanos; desenvolvimento sustentável; educação ambiental.

ABSTRACT: Since Industrial Revolution a wide variety of technologies have been produced, and consequently large amount of residues and wastes, which perpetuates to this day, through the creation of large deposits open air, which causes serious environmental and health problems. Aim this paper is to report development and growth of resource recycling industries of organic origin, derived from selective waste collection in Brazil since the 1990s decade to the present day. For this, we performed a literature survey through specialized portals like CAPES journals and digital collections of Brazilian universities. Results indicate that composting, when compared with chemical fertilizers, and when it comes to production costs, reduces up to three or four times the cost, and therefore very profitable as well as being a sustainable practice. The transition of conventional agriculture to organic agriculture initially requires intentionality from the producer, because it’s founded on the observation and accuracy of the methods, coupled with the known practices used and the environment in which it operates. Thus, we can conclude that formation of partnerships between farmer and businessman of organic fertilizers is the key element for the development and growth of the market, thus allowing both are favored from the investment, and inclusion of the issue in environmental education is essential, and the change in thinking of society is necessary so that there is effectiveness in sustainable actions and preservation.

KEYWORDS: urban solid waste; sustainable development; environmental education.