ISSN: 23170336

VOLUME:1 NÚMERO:1 JULHO/DEZEMBRO 2012 Art. Completo

TÍTULO: SISTEMA ORGANIZACIONAL DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA
ORGANIZATIONAL SYSTEM OF ARCHITECTURAL OFFICE

AUTORES: KLEIN, N.K.¹, BONO, C. T.²

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo verificar e analisar o sistema de funcionamento dos Escritórios de Arquitetura da cidade de Dourados, constatar e compreender o processo de gestão e de administração. A revisão bibliográfica baseou-se em artigos científicos sobre gestão em Escritórios de Arquitetura de todas as regiões do país, onde se pode verificar que há semelhanças entre os sistemas de funcionamento. A metodologia utilizada para a realização da coleta de dados foi a da aplicação de questionário fechado junto aos profissionais responsáveis pelos Escritórios de Arquitetura, possibilitando o acesso à informação para uma melhor compreensão do quadro geral. Na cidade de Dourados MS no exercício de 2009, estavam devidamente registrados no CREA-MS 197 profissionais Arquitetos e Urbanistas e 126 profissionais ativos junto à Prefeitura Municipal da cidade, em sua maioria trabalhando como autônomos, porém com escritório constituído. Do total de profissionais registrados no CREA-MS, apenas 103 profissionais estavam regularizados no CREA-MS e, concomitantemente, ativos na Prefeitura Municipal, habilitados, assim, a dar entrada em projetos para aprovação junto ao órgão público. Conclui-se que os Escritórios de Arquitetura existentes na cidade de Dourados MS ainda possuem um longo caminho pela frente no que se refere à organização, gestão e administração de recursos econômicos, humanos e de tempo. Com uma gestão adequada as atividades tendem a ser mais rentáveis e eficientes, qualificando o profissional com um grau de competitividade maior.

PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave: Escritório de Arquitetura. Gestão. Profissionalismo.

ABSTRACT: This study aims to identify and analyze the operating activities of Architectures of the city of Dourados MS, see and understand the process of management and administration. The review was based on scientific articles about management at Architecture Firms in all regions of the country, where one can see that there are similarities between the systems operating. The methodology used to collect the data was a questionnaire enclosed to the professionals responsible for the Offices of Architecture, enabling access to information for better understanding of the overall picture. In the city of Dourados MS in 2009, were duly registered in CREA-MS, 197 professionals Architects and Town Planners, but only 126 active professionals within the Specific Secretary of Dourado's City Hall, most of them working as a standalone, but with an office established. Of the total number of professionals registered in CREA-MS, only 103 professionals were settled in the CREA-MS and hence active in City's Hall Administrating Office, enabled thus to give input on projects for approval by the public agency. We conclude that Offices of Architecture in the city of Dourados MS still have a long road ahead when it comes to organization, management and administration of financial resources, manpower and time. With proper management tend to be more profitable and efficient, leaving the professionals with a higher degree of competitiveness.

KEYWORDS: Office of Architecture. Management. Professionalism.