ISSN: 23170336

TÍTULO: AÇÕES PEDAGÓGICAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DA EAD/UFGD
EDUCATIONAL ACTIONS IN THE COURSE OF DEGREE IN COMPUTER EAD/UFGD

AUTORES: TETILA, E. C.1

RESUMO: A Educação a Distância no Brasil cresce de forma rápida tanto no ensino superior quanto na pós-graduação. No entanto, a Educação a Distância ainda carece de maior compreensão sobre a sua logística de funcionamento. Para o adequado desenvolvimento dessa modalidade educacional, é necessária a compreensão, entre outros aspectos, dos modelos pedagógicos e dos processos avaliativos em EaD. Nesse sentido, este trabalho apresenta um relato da experiência realizada durante o período letivo da disciplina Introdução à Computação do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal da Grande Dourados. Pretende-se descrever o aproveitamento e a evasão dos acadêmicos na disciplina; mostrar as dificuldades, os êxitos, e as superações encontradas pela equipe de profissionais da EaD da UFGD, adquiridos ao longo desta experiência.

PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, ações pedagógicas, relato de experiência.

ABSTRACT: The Distance Education in Brazil is growing rapidly both in higher education and in graduate school. However, distance education still needs further understanding of its logistics operation. For the proper development of this type of education is needed to understand, among other things, the pedagogical models and evaluative processes in EaD. In this sense, this paper presents an account of the experiment conducted during the semester of the discipline Introduction to Computing Computer Science course from Universidade Federal da Grande Dourados. It is intended to describe the harnessing and evasion of the academics in the discipline; show the difficulties, successes, and the challenges found by professional team of UFGD?s EaD, acquired during this experience.

KEYWORDS: Distance Education, pedagogical actions, experience report.