ISSN: 23170336

VOLUME:1 NÚMERO:1 JULHO/DEZEMBRO 2012 Art. Completo

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO E CULTURAS ANTECESSORAS EM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO E NA CULTURA DA SOJA
EFFECT OF IRRIGATION AND CROP SUCCESSION ON PHYSICAL FEATURE OF ONE OXISOL AND IN THE SOYBEAN CULTURE

AUTORES: AZAMBUJA A. VI. ; ROSA JUNIOR E. J.²; ROSA, Y. B. C. J.²; SERRA, A. P.³; ROSA, C. B. C. J.4 ; COTRIM C. R.5

RESUMO: O experimento foi desenvolvido no período de 2000/2001 em condições de campo na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados (MS), objetivou-se com esse trabalho, avaliar o desenvolvimento da cultura da soja e verificar alterações nas características físicas do solo na presença e ausência de irrigação, sob duas sucessões de culturas, em sistema de plantio direto. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, sendo os tratamentos dispostos num esquema de parcelas subdivididas, as parcelas foram constituídas da utilização ou não de irrigação e como subparcelas as sucessões de culturas (milheto/soja e aveia/soja). Dos atributos físicos do solo avaliou-se; densidade do solo e de partícula, análise textural, porosidade total, argila dispersa em água e grau de floculação. As características vegetais analisadas na cultura da soja foram: distribuição do sistema radicular e a produtividade. A utilização da irrigação proporcionou maiores valores de densidade do solo, nas profundidades 0 - 4; 8 - 12; 12 - 16; 16 - 20 e 24 - 28 cm. Este sistema também proporcionou maior produtividade e desenvolvimento radicular.

PALAVRAS-CHAVE: Manejo do solo, física do solo, rotação de cultura.

ABSTRACT: The experiment was developed in land conditions at Science Agrarian College in the Federal University of Grande Dourados, Dourados-MS, the experimental had as aim to evaluate soybean crop development and to verify alterations of some soil feature in presence and absence of irrigation under two crop succession and in conditions of no tillage system. This work was carried out and analyzed as complete randomized in split plots, in which the use or not of irrigation was considered as plots and crop successions (millet/soybean and oat/soybean) as subplots. Evaluated physical feature were soil bulk and particle density, texture composition, total porosity, water dispersed clay content and flocculation degree. Evaluated vegetable caracteristics in soybean crop were length and distribution of root system and yield. The use of irrigation promoted the highest values of soil density at 0-4; 8-12; 12-16 and 24-28 lengths. That system also promoted greater yield and root development.

KEYWORDS: Soil management, physics soil, crop rotation.