ISSN: 23170336

VOLUME: 5 Art. Completo

TÍTULO: OSTEOSSARCOMA EM CÃO – RELATO DE CASO

AUTORES: BORGES, R. B.¹, MORAIS, D. R.², BACHA, F. B.³

RESUMO: Um dos tumores ósseos mais comuns entre os cães é o osteossarcoma, que tem predileção por ossos longos do esqueleto apendicular, entretanto não é uma particularidade, podendo ocorrer também em ossos de menor tamanho. Tal neoplasia é de característica maligna e causa a morte de vários animais acometidos com a doença. Possui sua etiologia desconhecida, mas existem teorias de que raças de grande porte, peso elevado e idade mais avançada possam ser fatores que contribuem para o surgimento da doença. Sua capacidade metastática é elevada, possuindo maiores chances de acometimento secundário em pulmões. O principal tratamento que se tem é a amputação e após tratamento com radioterapia, visando a diminuição das chances de metástase em outros órgãos. Dado trabalho tem a finalidade de relatar um caso de um Rottweiler acometido com osteossarcoma em membro apendicular torácico direito.

PALAVRAS-CHAVE: tumor ósseo, Rottweiler, neoplasia

ABSTRACT: One of the most common bone tumors among dogs is osteosarcoma, which has a predilection for long bones of the appendicular skeleton, though it is not a special feature, which may also occur in smaller bones. This neoplasm is malignant feature and causes the death of several animals affected with the disease. It has its unknown etiology, but there are theories that large breeds, high weight and older age can be factors that contribute to the onset of the disease. Their metastatic ability is high, having increased chances of secondary involvement in the lungs. The main treatment that has is amputation and after treatment with radiotherapy, aiming to reduce the chances of metastases in other organs. Given work aims to report a case of a Rottweiler afflicted with osteosarcoma in apendicular member thoracic right.

KEYWORDS: bone tumor, rottweiller, neoplasm.